Connect with us

Mundo

Rússia acusa Ucrânia de colocar em perigo segurança nuclear europeia

Published

on

A Rússia acusou hoje a Ucrânia de colocar em perigo a segurança nuclear europeia ao atacar a central nuclear de Zaporizhzhia, controlada pelos russos, com um drone que foi abatido sobre um reator.

A Ucrânia negou envolvimento em uma série de ataques de drones à usina nas últimas 48 horas, incluindo três ataques no domingo, que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou terem colocado em risco a segurança nuclear.

A usina, operada por uma unidade da empresa nuclear estatal russa Rosatom, relatou que as forças armadas ucranianas atacaram a usina esta segunda-feira com um “drone kamikaze”, que foi abatido sobre a usina e caiu no telhado do reator nº 6.

“É perigoso, não só para a estação, mas também para o território circundante e potencialmente para toda a humanidade”, disse Yuri Chernichuk, diretor da usina nuclear baseado na Rússia, à Reuters. “Nenhum reator nuclear foi projetado para estar no centro do combate”, acrescentou, citado pela Reuters.

A Rosatom afirmou que a Ucrânia atacou a usina três vezes no domingo com drones, ferindo inicialmente três pessoas perto de uma cantina, depois atacando uma área de carga e, por fim, atingindo a cúpula sobre o reator nº 6.

O Kremlin condenou esses ataques de drones ucranianos como extremamente perigosos, com consequências potencialmente graves. Por sua vez, um funcionário da inteligência ucraniana negou qualquer envolvimento de Kiev nos ataques, sugerindo que foram realizados pelas próprias forças russas.

A usina nuclear de Zaporizhzhia possui seis reatores VVER-1000 V-320, de projecto soviético, refrigerados a água e moderados a água, contendo urânio 235.

A AIEA confirmou três ataques de drones no domingo, sem atribuir culpa, mas alertou para o grande risco de um acidente nuclear e exigiu o cessar imediato desses ataques.

As forças russas assumiram o controlo da usina em 2022, após a invasão em grande escala da Ucrânia. Tanto Moscou quanto Kiev se acusaram repetidamente de colocar em risco a segurança nuclear ao atacarem a usina. A Reuters não pôde verificar imediatamente os relatos de nenhum dos lados.