Connect with us

Mundo

Cidade de Khan irreconhecível após abandono do exército israelita

Published

on

A cidade de Khan Younis, na Palestina, está irreconhecível após meses de bombardeios, em resposta ao ataque do Hamas, a 07 de Outubro de 2023, no Sul de Israel, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns. Israel enviou tropas para Khan Younis em Dezembro, como parte da sua ofensiva terrestre.

De regresso nesta terça-feira, 08, à cidade de Khan Younis, no Sul de Gaza, os palestinianos encontraram a sua cidade irreconhecível, após meses de combates e bombardeios.

Entretanto, o Embaixador da Palestina em Angola, Jubrael Alshonali, chamou esta segunda-feira, a imprensa, para fazer o balanço dos seis meses de guerra que opõe Israel e a Palestina.

Segundo o diplomata, a guerra iniciada a 07 de Outubro de 2023, já matou 33 mil palestinianos, dos quais 75% das vítimas são crianças e mulheres, deixou 76 mil feridos, sendo que doze mil cidadãos continuam debaixo dos escombros.

O Embaixador diz que os EUA têm o papel importante de persuasão, a exemplo disso, neste domingo, Israel retirou a tropa do sul de Gaza depois de Joe Biden ter conversado com o primeiro-ministro israelita.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Colunistas