Connect with us

Sociedade

Luanda: Zango terá mais três vias de acesso

Published

on

O distrito do Zango, no município de Viana, em Luanda, vai ter mais três vias de acesso para oferecer aos cidadãos acessos alternativos, para entrada e saída daquela circunscrição da capital do país. Ao todo, doze vias serão reabilitadas.

A garantia foi dada no último fim-de-semana pelo governador Manuel Homem, durante jornada de campo de dois dias naquela zona de Luanda.

Segundo o governador, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou uma verba, sem avançar o montante, para a construção da empreitada.

Cassocola, Pomobel e a rua principal do bairro Muxima Moxi são as três novas vias de comunicação que em breve servirão de alternativas para acesso ao distrito do Zango.

“… Zango terá três novos acessos e vamos fazer uma intervenção de cerca de 38 Km para permitir que o distrito do Zango tenha outras alternativas para garantir que quem mora no Zango tenha alternativas para sair daqui”, afirmou.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos do Governo Provincial de Luanda, acrescentou que as obras de requalificação das 12 vias alternativas do distrito urbano do Zango, numa extensão de 38 quilómetros, iniciam, no primeiro trimestre do próximo ano.

Calunga Quissanga acrescentou que vão beneficiar de obras as ruas 1 do Kasocola, do Muxima Umoxi, no Zango 0, da Pomobel A 29, da Hulesi, do Condomínio da Polícia Nacional, da Maxi, do Triângulo, da Floresta, do Instituto Reprovado, 14 do Tanque-Odebrecht, do Petroff e do Capapinha.

O projecto para a reabilitação das 12 vias, explicou, vai ser realizado nas áreas estruturantes para o Zango e inclui três pontos de ligação para a avenida Fidel Castro.

O engenheiro do GPL garantiu que a reabilitação vai criar uma infra-estrutura integrada, com um tapete asfáltico novo, passeios e iluminação pública, assim como vai ser assegurada a drenagem pluvial e residual e a macro drenagem.

Manuel Homem anunciou também que estão em construção 1.500 residências sociais para albergar as várias famílias em situações precárias e que há anos vivem em casebres, no Zango 1.

“Já deram início a construção dessas residências, os trabalhos estão a cargo do Ministério das Obras Públicas, nós estamos a acompanhar com o interesse de podermos o mais rapidamente fazermos o realojamento dessas famílias”, garantiu.

O governador de Luanda trabalhou de quinta a sábado, no distrito do Zango, no município de Viana, onde também passou a noite, nos dois dias.