Connect with us

Mundo

Filho de presidente do Uganda nomeado Chefe das Forças de Defesa promete combate à corrupção

Published

on

Durante a sua tomada de posse como Chefe das Forças de Defesa, o filho do presidente do Uganda, Muhoozi Kainerugaba, prometeu combater a corrupção nas forças armadas daquele país.

“Prometo melhorar o bem-estar dos soldados combatendo o mal da corrupção e da má gestão de recursos”, disse, num comunicado tornado público pelos militares.

A nomeação de Museveni para o cargo de comandante máximo, está a ser vista como uma forma de acelerar a sua ascensão para eventualmente suceder ao seu pai, Yoweri Museveni, 79 anos, que lidera Uganda há 38 anos, destaca a imprensa internacional.

De ressaltar, que as forças armadas do Uganda têm actualmente contingentes destacados na Somália e na República Democrática do Congo, auxiliando no combate aos rebeldes islâmicos.

A decisão do líder veterano gerou especulações de que ele estaria preparando seu filho, de 49 anos, para sucedê-lo como presidente. Em uma postagem agora excluída no X no ano passado, Kainerugaba disse que pretendia concorrer à presidência nas eleições de 2026, embora também tenha negado as alegações de que está de olho no cargo mais alto.

Recentemente, o filho do presidente tem realizado comícios por todo o país, violando uma lei que proíbe os oficiais do exército em serviço de se envolverem em política partidária. Mas Kainerugaba diz que as suas actividades, incluindo o lançamento do grupo activista Liga Patriótica do Uganda, são apartidárias.