Connect with us

Politica

Viagem de João Lourenço a Portugal é um virar de página à nível político e judicial – Rui Verde

Published

on

O jurista português Rui Verde considera a viagem do presidente João Lourenço a Portugal como símbolo da renovação portuguesa e da independência angolana, mas um virar de página para acentuar as relações entre Angola e Portugal ao nível político e judicial.

O também investigador do Centro de Estudos Africanos da Universidade de Oxford, diz que João Lourenço vai procurar atrair os investimentos portugueses em Angola. Rui Verde entende, por outro lado, que durante a sua viagem, o estadista angolano poderá, igualmente, capitalizar em encontros com a diáspora angolana naquele país.

O ex-vice-reitor da antiga Universidade Independente (1993-2007), em Lisboa, fala da importância do encontro do presidente João Lourenço e o novo primeiro-ministro luso, Luís Monte Negro.

Rui Verde espera que o encontro entre João Lourenço e Monte Negro signifique uma viragem ao tratamento que Portugal tem dado aos assuntos angolanos, de enfatizar aspectos negativos.

Sobre os 50 anos da luta dos cravos que Portugal assinala no próximo dia 25 de Abril, o académico diz que a data representa o início da democracia portuguesa, com a realização de primeiras eleições livres e justas.

Rui Verde considera também relevante e deve ser comemorado pelos dois países, Portugal e Angola de forma fraternal, por representar uma antecâmara fundamental para a independência angolana.

Acompanhe a entrevista na íntegra no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda 

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.