Connect with us

Sociedade

SIC desmantela rede de falsificadores de cartões de vacina da covid-19

Published

on

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) Luanda apreendeu, nos últimos dias, 468 documentos falsos, incluindo testes e cartões de vacina contra a covid-19.

De acordo com o chefe do Departamento de Comunicação e Imprensa do SIC-Luanda, superintendente Fernando de Carvalho, a operação foi feita pelo Departamento de Investigação Criminal do Cazenga e culminou com a detenção de cinco indivíduos envolvidos.

Fernando de Carvalho referiu que após um trabalho aturado, primeiro foram detidos dois cidadãos, no município do Cazenga, com 27 e 37 anos, identificados como Alf e Mars. Outros três foram detidos no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Alf foi o primeiro a ser detido, junto da Administração Municipal do Cazenga, quando incentivava cidadãos a adquirirem cartões de vacina a 3.000 kwanzas.

Em posse do mesmo foi encontrado um cartão de vacina, tendo confessado que o documento foi elaborado pelo seu “comparsa” Mars, viria a ser detido na sequência de uma acção ocorrida no interior da residência da mãe, onde vive, no bairro Sete e Meio, município do Cazenga.

De acordo com o oficial do SIC, na altura da detenção, Mars foi encontrado a falsificar vários documentos num computador de marca HP.

Em relação às assinaturas e carimbo que utilizavam nos documentos, o detido confessou que este trabalho era feito por outro amigo, conhecido por “Akwá”.

Dos 468 documentos falsificados apreendidos pelo SIC constam 20 cartões de vacina e 45 testes da Covid-19 do tipo Sars-CoV-2.

Os testes Sars-CoV-2 eram vendidos a 5.000 kwanzas e os de RT-PCR, para viagens internacionais, estavam a ser comercializados a 105.000 kwanzas.

Os três cidadãos detidos do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro são técnicos de informática. Com idades compreendidas entre 32 e 50 anos, tinham em posse um bilhete de passagem da TAAG, nove cópias de passaportes ordinários, duas certidões de nascimento, dois cartões de contribuintes, cinco reservas de bilhetes de passagem e um passaporte estrangeiro.

O SIC confirmou ainda a apreensão de vários documentos falsos, dentre os quais cartões de vacina e testes da covid-19, um computador e uma máquina impressora, um recibo de teste da covid-19 do tipo RTP-CR com resultado negativo, com o logotipo da Clínica Luanda Medical Center.