Desporto
Bastos Quissanga marca e leva equipa à liderança do Campeonato Brasileiro
O golo de Bastos Quissanga contra o Fluminense garantiu esta terça-feira, 11, a liderança do Campeonato Brasileiro ao Botafogo, equipa actual do defesa angolano.
“Em cobrança de escanteio, Bastos subiu mais que toda a marcação e testou para o único tento da noite”, destaca hoje a imprensa desportiva do Brasil.
Com esta marcação, a equipa alvinegra vai aos 16 pontos, na ponta da tabela, com o Fluminense a apenas um ponto da zona de rebaixamento.
Entretanto, em Angola, os adeptos do desporto questionam a não convocação de Bastos para integrar os Palancas Negras na corrida ao Mundial 2026.
Alguns, intentam, inclusive, fazer um abaixo assinado à Federação Angolana de Futebol (FAF), num apelo ao seleccionador Pedro Gonçalves para convocação do atleta.
Trajectória
Bastos Quissanga começou a carreira no Atlético Sport Aviação (ASA), mas fez a estreia profissional em 2010, no Petro de Luanda, tendo conquistado a Taça de Angola e a Supertaça em 2013, antes de ter rumado para o Rostov da Rússia.
Actualmente, com 32 anos, Bastos esteve no Al-Ahli, clube campeão da segunda divisão da Arábia Saudita. O jogador participou em 24 jogos na temporada 2022/23, nos quais marcou três golos, tendo ajudado a equipa a voltar para a primeira divisão.
Antes de defender o Al-Ahli, o internacional angolano de 1,84m passou pelo Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Também jogou por quatro temporadas na Lazio, da Itália, entre 2017 e 2020.
Na Itália, Bastos participou de 96 partidas pelo clube em todas as competições e marcou nove golos durante a sua passagem.
Assinou com o Botafogo no final de 2023 e vem somando para o bom desempenho da equipa no Brasileirão.