Connect with us

Desporto

Bastos Quissanga marca e leva equipa à liderança do Campeonato Brasileiro

Published

on

O golo de Bastos Quissanga contra o Fluminense garantiu esta terça-feira, 11, a liderança do Campeonato Brasileiro ao Botafogo, equipa actual do defesa angolano.

“Em cobrança de escanteio, Bastos subiu mais que toda a marcação e testou para o único tento da noite”, destaca hoje a imprensa desportiva do Brasil.

Com esta marcação, a equipa alvinegra vai aos 16 pontos, na ponta da tabela, com o Fluminense a apenas um ponto da zona de rebaixamento.

Entretanto, em Angola, os adeptos do desporto questionam a não convocação de Bastos para integrar os Palancas Negras na corrida ao Mundial 2026.

Alguns, intentam, inclusive, fazer um abaixo assinado à Federação Angolana de Futebol (FAF), num apelo ao seleccionador Pedro Gonçalves para convocação do atleta.

Trajectória

Bastos Quissanga começou a carreira no Atlético Sport Aviação (ASA), mas fez a estreia profissional em 2010, no Petro de Luanda, tendo conquistado a Taça de Angola e a Supertaça em 2013, antes de ter rumado para o Rostov da Rússia.

Actualmente, com 32 anos, Bastos esteve no Al-Ahli, clube campeão da segunda divisão da Arábia Saudita. O jogador participou em 24 jogos na temporada 2022/23, nos quais marcou três golos, tendo ajudado a equipa a voltar para a primeira divisão.

Antes de defender o Al-Ahli, o internacional angolano de 1,84m passou pelo Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Também jogou por quatro temporadas na Lazio, da Itália, entre 2017 e 2020.

Na Itália, Bastos participou de 96 partidas pelo clube em todas as competições e marcou nove golos durante a sua passagem.

Assinou com o Botafogo no final de 2023 e vem somando para o bom desempenho da equipa no Brasileirão.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.