África
Guiné-Bissau: Embaló discute com Putin expansão da cooperação bilateral
A expansão da cooperação bilateral e a situação geopolítica internacional estiveram no centro da conversa telefónica entre os presidentes Umaro Sissoco Embaló e Vladimir Putin, esta quinta-feira, 23.
A informação foi avançada pelo Presidente da Guiné-Bissau, que classificou como “longa conversa” mantida por telefone com o seu homólogo russo.
Por sua vez, a agência de notícias russa destacou o contacto entre os dois estadistas como sequência “dos acordos alcançados durante as conversações entre Vladimir Putin e Umaro Sissoco Embalo em Moscovo, em Maio de 2024″.
Na conversa desta quinta-feira, menciona a TASS, Umaro Sissoco Embaló e Vladimir Putin “discutiram questões actuais relacionadas com a expansão da cooperação bilateral nas áreas da economia, comércio, investimento e assuntos humanitários”.
Ressaltar que, desde o início do seu mandato, em Fevereiro de 2020, o Presidente Embaló tem priorizado as relações com a Rússia, através de visitas frequentes ao Kremlin, tanto feitas pelo presidente da nação africana, como por governantes, parlamentares e empresários guineenses.
Recordar que na Guiné-Bissau, depois de um ano turbulento a nível político, 2025 marca o fim do mandato presidencial de Umaro Sissoco Embaló. No entanto, há divergências de opinião quanto à data exacta deste fim de mandato, a oposição apontando para dia 27 de Fevereiro, contra o mês de Novembro, segundo o Presidente guineense.
Guiné-Bissau: governo e oposição divergem sobre fim de mandato do Presidente da República