Ligar-se a nós

Politica

“G20 precisa ter mais países africanos como membros plenos” – Lula da Silva

Publicado

em

Durante o seu discurso como convidado na cimeira da União Africana, que decorre em Adis Abeba, Etiópia, o Presidente do Brasil, país que preside actualmente o G20, destacou a entrada, este ano, da UA na organização. Entretanto, ressaltou que é necessário inserir mais países africanos como membros plenos.

“A presença da União Africana como membro pleno do G20 será de grande valia. Mas ainda é necessário a inclusão de mais países do continente como membros plenos”, disse, Lula da Silva, justificando que “temos agendas comuns a defender”.

Para o presidente brasileiro, “é inadmissível que um mundo capaz de gerar riquezas da ordem de 100 trilhões de dólares por ano conviva com a fome de mais de 735 milhões de pessoas”.

“Estamos criando no G20 a Aliança Global contra a Fome, para impulsionar um conjunto de políticas públicas e mobilizar recursos para o financiamento dessas políticas”, avançou.

Lula da Silva voltou a criticar o Fundo Monetário Internacional fazendo menção às dívidas contraídas pelos países africanos:

“É preciso buscar soluções para transformar dívidas injustas e impagáveis em activos concretos, como rodovias, ferrovias, hidroeléctricas, parques de energia eólica e solar, produção de hidrogênio verde e redes de transmissão de energia”, instou.

O presidente brasileiro finalizou o seu discurso recordando o investimento feito pelo seu Governo em África e com a promessa de que “tudo que o Brasil tem para compartilhar nós compartilharemos com o continente africano pois temos uma grande dívida histórica pelos longos anos de escravização. E a única forma de pagar é com solidariedade. Contem com o Brasil”, rematou, Lula.

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD