Economia
ADRA defende revisão do imposto de camponeses

A Associação de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) defendeu, recentemente, a revisão do sistema de pagamento de impostos à Administração Geral Tributária, para as cooperativas de camponeses.
A razão, saída das conclusões do XXIV encontro nacional das comunidades, realizado na província do Namibe, prende-se com o facto de “o sistema de pagamento de impostos definido pela AGT não está adaptado à realidade dos camponeses e agricultores familiares”.
De acordo com o comunicado, a experiência sobre as obrigações das cooperativas no pagamento de impostos apresentada por algumas Cooperativa, sobretudo as do Planalto do Bailundo, província do Huambo, demonstra que os agricultores enfrentam várias dificuldades para pagar os valores imputados sob o rendimento, as despesas e ao património das cooperativas.
Por esta razão, sugerem que o Ministério das Finanças crie mecanismos diferentes de pagamento de impostos por parte das associações e cooperativas, sobretudo aquelas que se encontram em fase embrionária.