Ligar-se a nós

Mundo

Oferta de grãos de Putin pode não ser suficiente, cessar-fogo na Ucrânia é necessário – União Africana

Publicado

em

O presidente da União Africana, Azali Assoumani, disse esta sexta-feira, 28, que as propostas do presidente russo, Vladimir Putin, para fornecer grãos à África não são suficientes e que um cessar-fogo na Ucrânia é necessário.

Em um discurso de encerramento da cúpula Rússia-África em São Petersburgo, também disse que Putin mostrou disposição para negociar com a Ucrânia e que “o outro lado” agora precisa ser persuadido.

Putin disse aos líderes africanos que a Rússia estava pronta para fornecer grãos à África, alguns deles de graça, depois de se recusar na semana passada a estender a iniciativa de grãos do Mar Negro, que permitiu à Ucrânia exportar grãos com segurança de seus portos, apesar da guerra.

Isso, e o subsequente bombardeio da Rússia às instalações e armazéns de exportação de grãos ucranianos, elevou o preço global dos grãos.

“O presidente da Rússia demonstrou que está pronto para nos ajudar na área de abastecimento de grãos”, disse Assoumani. “Sim, isso é importante, mas pode não ser suficiente. Precisamos alcançar um cessar-fogo.”

“O presidente Putin nos mostrou que está pronto para dialogar e encontrar uma solução”, acrescentou. “Agora precisamos convencer o outro lado.”

Putin havia dito aos líderes africanos que era Kiev que se recusava a negociar com ele sob um decreto aprovado logo depois que afirmou em Setembro passado ter anexado quatro regiões ucranianas que a Rússia controla parcialmente.

A Rússia há muito diz que está aberta a negociações, mas que elas devem levar em conta essas “novas realidades” no terreno.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, rejeitou a ideia de um cessar-fogo agora que deixaria a Rússia no controlo de quase um quinto de seu país e daria às suas forças tempo para se reagrupar após 17 meses de guerra.

Com delegações de 49 países africanos, a segunda Cúpula Rússia-África e o Fórum Económico e Humanitário decorreu nos dias 27 e 28 de Julho, na cidade russa de São Petersburgo, com o Kremlin a acusar os países ocidentais de sujeitarem os países africanos a uma “pressão sem precedentes” para os dissuadir de participar na cimeira.

Por Reuters

“África tem grande potencial de crescimento na esfera das tecnologias de energia nuclear”

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD