Ligar-se a nós

Politica

Identificadas no Bié ossadas de oficiais das extintas FALA

Publicado

em

As ossadas de oficiais das extintas FALA, mortos a mando da direcção da UNITA, foram localizadas e exumadas pelos técnicos da Comissão para a Implementação do Plano de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), no município do Cuemba, na província do Bié.

Trata-se dos generais Armando Júlio, mais conhecido por Tarzan, Altino Bongo Sapalalo, mais conhecido por “Bock”, Antero Vieira e António Perestrelo Moura, das extintas FALA, forças militares do Galo Negro, mortos em 2000, na sequência da derrota militar na cidade do Cuito, segundo fontes oficias.

O coordenador da Sub-Comissão de Averiguação e Certificação de Óbitos da CIVICOP, Israel Nambi apelou aos familiares das vítimas a deslocarem-se ao Laboratório de Criminalística de Luanda para a recolha de amostras que vão facilitar o trabalho dos médicos forenses.

“O processo de localização e posterior exames forenses que a CIVICOP vai fazer em todo o território nacional, foram solicitados pelas famílias das vítimas, com o objectivo de realizar um funeral condigno dos seus entes queridos”, disse.

O filho do oficial Antero Vieira, Avis Vieira, referiu que o trabalho realizado pela CIVICOP, que incluiu a localização e exumação do corpo do pai, vem dar resposta a um antigo desejo da família de proporcionar um funeral condigno ao seu ente querido.

Por sua vez, Analdina Vieira, também filha de Antero Vieira, disse que o pai não morreu na frente de combate, mas sim executado e enterrado por orientação do líder fundador da UNITA.

Entretanto, a Rádio Correio da Kianda contactou o porta-voz do Galo Negro, sem gravar a entrevista, diz “ser um assunto sensível, e entende que não pode ser tratado de ânimo leve, em honra a memória das vítimas de conflitos”.

Comissão acredita ter encontrado ossadas de Ana Savimbi

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD