Ligar-se a nós

Lifestyle

Abertas candidaturas para prémio de Kz seis milhões nas áreas de Escultura e Pintura

Publicado

em

Está aberto, a partir desta sexta-feira, 24, e até o dia 12 de Janeiro do próximo ano, o período de candidatura ao prémio ENSA-ARTE, edição de 2026, em que os vencedores de cada categoria vai receber seis milhões de Kwanzas.

Júri do prémio atribui prémio a três modalidades, onde a Performance Artística é a grande novidade da edição do próximo ano. O primeiro classificado em cada modalidade recebe prémio de 6 milhões de Kwanzas.

O Prémio ENSA-ARTE é de âmbito nacional e periodicidade bienal, destinado a artistas e criadores de obras nas áreas de Escultura e Pintura.

À semelhança do que ocorreu nas edições anteriores, a XVIII Edição, além de distinguir artistas nas modalidades de Pintura e Escultura, será admitida a Performance Artística como a nova modalidade. Uma manifestação artística que combina elementos de teatro, música, dança e de artes plásticas.

O objectivo é reconhecer artistas individuais ou grupo de artistas que se expressam ou transmitem mensagens através da sublimação artística.

As obras de Escultura, Pintura e Performance Artística a serem submetidas à avaliação para o Prémio ENSA-ARTE devem ser apresentadas ao júri até 12 de Janeiro de 2026.

Os primeiros classificados do Prémio ENSA-ARTE 2026, em cada modalidade, ganham cerca de 6 milhões de Kwanzas e os segundos classificados 3 milhões de Kwanzas, além de uma viagem de intercâmbio artístico-cultural em França, numa iniciativa da embaixada daquele país europeu em Angola.

A cerimónia de apresentação do grande prémio ENSA-ARTE 2026 aconteceu na Sede da ENSA e contou com a presença do Ministro da Cultura, Filipe Zau, da Embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, do PCE da ENSA, Mário Mota Lemos, das administradoras da ENSA, Matilde Guebe e Amália Quintão.

O PCE da ENSA, Mário Mota Lemos, recorda que há mais de 30 anos que o ENSA-ARTE tem se afirmado como uma forma de promoção, valorização e reconhecimento do talento nacional, reflectindo o compromisso da ENSA com a responsabilidade social corporativa e o desenvolvimento cultural do país.

“Este concurso é, hoje, uma verdadeira referência no panorama artístico nacional, reunindo criadores de diferentes gerações e estilos, unidos pelo mesmo propósito de expressar, através da arte, a identidade angolana”.

O Ministro da Cultura, Filipe Zau destaca o papel da ENSA, em cooperação com o Ministério da Cultura e a Embaixada de França, na promoção da arte. “É importante que as empresas sintam a importância, não só da arte, mas do trabalho dos artistas para que possam apoiar e ocupar o espaço artístico que merecem”.

A Embaixadora de França, Sophie Aubert, refere que o seu país coopera com a ENSA desde 2012, oferecendo um prémio Alliance Française, que permite estreitar os laços no âmbito das artes. “Essa parceria nos permite promover e valorizar as artes e os artistas angolanos fora de Angola. É sempre um prazer para a França descobrir e admirar obras e artistas de outros países”

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD