Ligar-se a nós

Sociedade

Permanece disputa por paternidade da trilha da RNA entre Eduardo Paim e herdeiros de Candinho

Publicado

em

A disputa do direito de autor da pré-sintonia da RNA ganha novos contornos entre o músico Eduardo Paim e a família de Candinho, na qualidade de herdeiros.

Nesta quarta-feira, o autor da música Rosa Baila reiterou, durante o programa “As Noites na Kianda”, que a polémica que se gerou desde do momento que revelou que era o autor da pré-sintonia dos noticiários da Rádio Nacional de Angola, tem surpreendido muita gente, por pensar que os seus dotes se limitassem somente na música.

O também conhecido por general Kambuengo avançou que é também autor da pré-sintonia da Luanda Antena Comercial.

Já, a filha do malogrado Candinho é de opinião que, para se ter a prova de quem é o autor da pré-sintonia, sugere um encontro com Eduardo Paim nos estúdios da Rádio pública com batuque, e tocar em directo, para comparar.

Soraia Candinho disse que a trilha sonora em disputa está em CD do seu progenitor, o que não seria possível caso não fosse autor, e questiona por que, só agora Eduardo Paim vem reclamar?

Por seu turno, Eduardo Paim explica que há duas pré-sintonias cuja primeira foi de Candinho, em finais de 1975, mas nada tem a ver com a trilha sonora que o músico fez, a convite de Ferreira Marques, antigo responsável do CT1, da Rádio Nacional de Angola.

Em resposta, Soraia Candinho disse que já em 2007, havia um conflito e o seu pai reivindicou a titularidade da pré-sintonia, esperava que naquela altura o músico Eduardo Paim desse a cara sobre alegada titularidade da obra.

A nossa redacção, contactou Ferreira Marques, sem gravar a entrevista negou tecer qualquer comentário sobre o litígio, por considerar que não é o dono da verdade, pelo que, recomendou contactar os arquivos da RNA, segundo o nosso interlocutor, naquela época, tudo era registado e há arquivos para o efeito.

O jurista Fernando Kawewe fez o enquadramento jurídico no artº 42º da Constituição da República de Angola, sobre a propriedade intelectual, e entende que com essas premissas, todos estão no direito de reclamar autoria da trilha sonora da Rádio Nacional de Angola, mas é necessário aferir inicialmente de quem é a verdadeira paternidade.

Kawewe diz que só o tribunal pode apurar, fazendo uma busca aos arquivos da Rádio Nacional para que o autor e seus herdeiros beneficiem do direito que lhe assiste.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Manuel Neto

    19/08/2024 em 9:11 am

    A TPA se ver nos arquivos tem uma entrevista do Candinho, o verdadeiro autor da pré-sintonia, onde ele faz uma demonstração ao vivo. Por isso a TPA pode ajudar a resolver este conflito.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD