Mundo
Lula da Silva pretende concorrer a mais um mandato em 2026 se estiver “100% saudável”
O Presidente do Brasil disse hoje que se candidatará à reeleição em 2026 se estiver “100% saudável” e “com a mesma energia” que tem agora.
“Se eu me sentir bem e achar que posso ser candidato, serei candidato, mas não é a minha prioridade agora”, assegurou Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, numa entrevista a uma rádio local, durante uma visita a Belém para ver os trabalhos de preparação da Cimeira do Clima (COP30), citado pela agência de notícias EFE.
No entanto, disse que tem de “ter consciência” da sua idade avançada e, por isso, não pode “mentir a ninguém e muito menos” a si próprio, acrescentando que ser candidato implica “uma discussão com muitos partidos políticos e com a sociedade brasileira”.
“É muito cedo para falar das eleições de 2026”, sublinhou Lula, antes de afirmar que ainda pretende “fazer muita coisa” até ao final do seu mandato, que vai no terceiro, de quatro anos.
Lula da Silva, que terá 81 anos quando as eleições presidenciais se realizarem, em Outubro de 2026, é apontado pelas sondagens como favorito face a uma direita fragmentada, na sequências das polémicas envolvendo o antigo Presidente Jair Bolsonaro.
