África
União Europeia anuncia medidas económicas contra governo do Ruanda
Os eurodeputados apelaram à Comissão Europeia e ao Conselho daquele órgão do velho continente, nessa quinta-feira, 13 de Fevereiro, para suspenderem imediatamente o Memorando de Entendimento sobre cadeias de valor de matérias-primas sustentáveis entre a União Europeia e o Ruanda.
Os eurodeputados, propuseram essa medida em uma resolução adoptada durante uma sessão plenária realizada em Estrasburgo, França. A medida visa obrigar Ruanda, a cessar a interferência na República Democrática do Congo (RDC), incluindo a exportação de minerais de áreas controladas pelos rebeldes do M23.
O congelamento da ajuda orçamental directa ao Ruanda é uma outra medida constante no pacote de sanções ao governo de Paul Kagame, até que este permita o acesso humanitário à zona de crise e corte todos os laços com o M23.
Violência em Goma
O procurador-adjunto do Tribunal Penal Internacional (TPI) disse estar chocado com a recente violência registada em Goma, capital do Kivu-Norte.
Mame Mandiaye Niang manifestou essa preocupação nessa quinta-feira, 13 de Fevereiro, durante uma entrevista exclusiva à Rádio Okapi.
O alto funcionário do TPI garantiu que a sua organização está informada da tragédia que ocorreu em Goma durante os combates que colocaram o exército congolês contra os rebeldes do M23, apoiados por Ruanda, algumas semanas atrás.
Mame Niang assegurou, por outro lado, que o Tribunal Penal Internacional já lançou um apelo para que testemunhas e outros atores importantes facilitem as investigações.