Sociedade
Complexo Hospitalar de Doenças Cardiovasculares conta com especialistas de Cuba
O Complexo Hospitalar de Doenças Cardiovasculares Pulmonares `Cardeal Dom Alexandre do Nascimento`, passa a contar, em breve, com especialistas cubanos, considerados de alto nível para o atendimento clinico e formação de pessoal especializado.
A garantia foi dada nesta quarta-feira, em Havana, no acto de assinatura de memorandos rubricados pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Segurança do Presidente da República, Adão de Almeida, e pelo Primeiro-Ministro de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, no âmbito do reforço de cooperação entre os dois dias, enquadrados na visita que o governante angolano realizou de 28 de fevereiro a 02 de Março Corrente.
O referido complexo hospital foi inaugurado em 2021 pelo Presidente da República João Lourenço, depois de construído de raiz, no espaço em que funcionou o antigo Hospital Sanatório de Luanda, depois de vários anos em estado de degradação.
O Instituto Hematológico Pediátrico `Dra Victória do Espírito Santo´, também vai beneficiar-se da recepção de quadros cubanos, visando a melhoria no atendimento aos cidadãos utentes que se deslocam nestas unidades sanitárias em busca de melhorias do quadro de saúde.
Para o Ensino Superior os governantes acordaram reduzir a intervenção directa dos Estados no processo de envio de estudantes angolanos para Cuba, tendo sido estabelecidas políticas de intercâmbio entre as universidades de Angola e de Cuba. A formalização do processo ficará concluída quando for promovido a propósito, um encontro de Reitores.
As actas assinadas pelos dois governantes contêm o essencial das discussões havidas em fóruns alargados e sectoriais, como princípio geral da necessidade de revisão dos instrumentos jurídicos intergovernamentais e interministeriais actualmente em diferentes estágios de negociação, adequando-os a um novo paradigma de cooperação, com enfoque para os domínios político-institucional e sócio-económico-financeiro, sendo, neste último caso, de destacar os acertos para a regularização da dívida de Angola para com Cuba e a adequação do âmbito de cooperação nos vários sectores.
Além do ensino superior e da saúde, as negociações contemplam ainda a assinatura de um memorando de entendimento entre a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e a Direcção de Promoção do Comércio e Investimentos (PROCUBA), no quadro das exigências da conjuntura internacional que determina cooperação bilateral em outros sectores, fora dos tradicionais.
