Politica
UNITA clama por restos mortais de Jonas Savimbi
O secretário da UNITA para os assuntos eleitorais, Victorino Nhany, apelou ao Governo a autorização da entrega dos restos mortais de Jonas Savimbi à família, visando conferir-lhe um funeral condigno.
O político que falava durante um acto político de massas, no município da Catumbela, em Benguela, disse que, passados 16 anos desde a morte do lider fundador do seu partido, é chegado o momento de ser enterrado. O pedido de Nhany junta-se ao clamor da própria família de Jonas Savimbi, que nos últimos dois anos tem vindo a reclamar o corpo do seu ente querido falecido em combate a 22 de Fevereiro de 2002, no Moxico.
O Correio da kianda sabe que, o novo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, já manifestou vontade em promover acções que podem levar as autoridades Angolanas a entregar a direção da UNITA e a família o mais breve possível, os restos mortais do seu líder-fundador Jonas Savimbi para que este possa ser enterrado na comuna de Lopitanga, no município do Andulo, que é a localidade que em vida, sempre desejou, que fosse ai sepultado junto ao túmulo dos seus pais.
Jonas Malheiro Savimbi nasceu no dia 3 de Agosto de 1934, no Munhango, município do Andulo, província do Bié. Fundou a UNITA em 1996, no Muangai, província do Moxico.
