Mundo
Três países do ocidente negam “bomba suja” em comunicado conjunto
Os EUA, a França e o Reino Unido negaram, em comunicado divulgado neste fim-de-semana, as acusações da Rússia sobre o seu apoio à Ucrânia numa suposta preparação para o fabrico de uma “bomba suja”.
Em comunicado, os três países referem que os seus ministros da Defesa falaram com o homólogo russo, Sergei Shoigu, este domingo, “a pedido dele”, e “deixaram claro” que rejeitam a “acusação claramente falsa da Rússia de que a Ucrânia está a preparar-se para usar uma bomba suja no seu próprio território”.
“O mundo perceberia qualquer tentativa de usar esta alegação como um pretexto para uma escalada [da guerra]. Rejeitamos qualquer pretexto para uma escala”, acrescentam os três países, garantindo que o seu apoio à Ucrânia se manterá.
“Reiteramos o nosso apoio à soberania e integridade territorial face à agressão continuada da Rússia. Continuamos comprometidos com o apoio aos esforços da Ucrânia para defender o seu território, demore o tempo que demorar”, lê-se ainda no comunicado citado pelas agências noticiosas.
Pingback: Denúncia de uso de “bomba suja” debatida por líderes militares russo, norte-americano e britânico - Correio da Kianda - Notícias de Angola