Ligar-se a nós

Justiça

Três membros do governo da Lunda Norte constituídos arguidos

O serviço provincial de investigação criminal (SIC) constituiu arguidos três elementos ligados ao governo provincial e municipal na província da Lunda Norte, num processo que data desde 2017, foi hoje, quinta-feira, anunciado.

Publicado

em

Em declarações à imprensa no Dundo, o chefe do departamento de combate aos crimes financeiros e fiscais do SIC, Sub inspector Marcos Alberto, salientou estarem arrolados vários elementos no processo, como crimes de peculato, branqueamento de capitais, associação criminosa e violação as normas de execução de orçamento.Acrec

Informou que dos envolvidos foram indiciados e detidos no passado mês de Fevereiro Angêlica Umba Xassango, ex-administradora do município do Cuango e o seu então director municipal do plano, Gerson Maximata.

Indicou que foi detido igualmente Fernando Lavres Barbaré, actual director do gabinete de estudos, planeamento e estatística (GEPE) do governo provincial, no dia 1 de Março, portanto, solto mediante medida de coação, com termo de identidade de residência e com documentos pessoais apreendidos.

Marcos Alberto disse igualmente que o processo estão relacionados a má execução de orçamento do governo, em detrimento de outros fins no exercícios económicos de 2016 e 2017, com prejuízos avaliados em mais de trezentos milhões de kwanzas.

O oficial da polícia de investigação referiu que existem igualmente outros processos em segredo de justiça.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD