Sociedade
Cunene: mais de 160 cabeças de gado recuperadas pela Polícia Nacional na Kahama

Um total de 164 cabeças de gado que haviam sido roubadas no município da Kahama, foram recuperadas pela Polícia Nacional que deteve também mais de 300 cidadãos suspeitos de envolvimento nos roubos.
A recuperação das cabeças de gado bovino e suíno, decorreu durante a quarta operação especial denominada Protecção dos Animais, realizada de 20 de julho a 16 de Agosto, no município da Kahama.
O acto formal de apresentação dos resultados desta operação, que envolveu 122 ações da polícia, realizou-se no último fim-de-semana no município da Cahama.
O intendente André Massangano, que apresentou o balanço geral da operação, disse que durante a operação foram recuperados e apreendidos 164 animais, com destaque aqui para 93 gado bovino e 64 caprino.
A operação com a denominada, em português, proteção dos animais, já permitiu a recuperação de 1.277 animais desde o seu início, em 2024, e a detenção de 322 suspeitos.
E o comandante provincial da Polícia Nacional no Cunene, o comissário Alberto Paulo Mutunga-Balla, reiterou que a polícia vai continuar implacável na luta contra o furto e roubo de animais na província.
O comissário apelou aos criadores de gado a cuidarem dos animais, porque, segundo fez saber, na sua maioria são atirados ao pasto sem nenhum acompanhamento, o que facilita a vida aos ladrões.