Sociedade
Detidos mais de trinta cidadãos por furto de gado no Cunene
Durante a quarta operação levada a cabo pelos efectivos da Polícia Nacional, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal naquela província, foi possível deter trinta e três cidadãos por furto de gado bovino.
Durante a entrega dos animais recuperados, o coordenador da operação, comissário Alberto da Silva Paulo Bala, assegurou que estas acções têm como principal objectivo proteger a riqueza do Cunene (gado) pelo que, apelou o espírito de denúncia por parte daqueles munícipes.
Afirmou ainda que a insuficiência de agentes de segurança e meios tem colocado os infractores em vantagem uma vez que estes continuam aprimorar as técnicas de roubo.
“Nos últimos dias, os meliantes não roubam uma ou duas cabeças de gado, levam quase toda a manada que encontram”, disse.
Por outro lado, os proprietários dos gados afirmam que tem se aumentado os roubos dos animais nos últimos dias tendo estes como destinos a capital do país, por isso, solicitam às autoridades locais a melhorar a actuação nos controlos para contrapor a situação.
Por Laurinda Lituai