Ligar-se a nós

Sociedade

Agricultores do Cuanza Norte querem apoio para criação de gado

Publicado

em

Os agricultores do planalto do Camabatela, na província do Cuanza Norte, dizem estar a precisar de apoios para dinamizar a criação de gados naquela região do norte do país.

Com mais de um milhão de hectares, divididos entre as províncias de Malanje, Uíge, Zaire e Cuanza Norte, o planalto de Camabatela possui mais de 500 fazendas, cujos proprietários estão associados em cooperativas.

O planalto de Camabatela tem beneficiado de apoios do governo angolano, no âmbito do programa de repovoamento da região com população animal.

O agricultor José Zacarias, proprietário da Fazenda Conceição, situado no município do Negage, província do Uíge, recordou que a região do planalto do Camabatela já foi produtor de carne bovina, por isso defende a mobilização de apoios para impulsionar a reactivação do processo de criação de animais na região.

“Associados à cooperativas, ai sim, podemos avançar. No tempo colonial só o planalto de Camabatela abastecia de carne quase o país todo e exportava”, recordou, questionando retórico, o estado em que se encontra actualmente a região.

Entre as dificuldades José Zacarias apontou os altos preços de ração animal, o que pesa o bolso dos criadores de gado.

A época chuvosa é considerada pelos agricultores da região do planalto de Camabatela, como sendo de doenças para os animais. Por esta razão, o médico veterinário José Mukuta, defende a instalação de farmácias na região de formas a facilitar a vida dos agricultores.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD