Economia
Angola vive um momento económico determinante para futuro, diz Elmer Serrão
O presidente da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), Elmer Serrão, destacou, esta terça-feira, 21, em Luanda, que que Angola vive um momento económico determinante para o futuro, ao intervir na 2.ª Conferência Anual do BFA Capital Markets.
Para o gestor da CMC, o processo de consolidação da estabilidade macroeconómica, aliado às reformas estruturais em curso, tem vindo a criar condições propícias para o fortalecimento do sistema financeiro e para a afirmação do mercado de capitais como um verdadeiro instrumento estratégico para o financiamento do crescimento económico.
Elmer Serrão destacou também a importância dos investidores verem no mercado de capitais um caminho seguro para as empresas angolanas identificarem neste mercado uma alternativa na captação de recursos.
Para o responsável do CMC, as ofertas públicas de venda realizadas desde 2022, no quadro do programa de privatizações, reflectem a consolidação e dinamização do sector.
“A OPV do BFA registou uma procura cinco vezes superiores à oferta, o que demonstra o potencial de crescimento do nosso mercado”, salientou.
Já a presidente da Comissão Executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), Cristina Lourenço, alertou que apesar da maturidade alcançada pelo mercado de capitais nacional, a baixa literacia financeira continua a ser um dos principais entraves à sua expansão e dinamização.
Segundo Cristina Lourenço, o mercado de capitais angolano encontra-se “numa fase de consolidação”, mas ainda carece de uma cultura de investimento mais sólida entre os cidadãos e instituições. “A literacia financeira seria um dos primeiros entraves. Precisamos que as pessoas compreendam melhor como investir e quais os instrumentos disponíveis”, frisou.
O evento, que vai na sua segunda edição, é promovido pelo Banco de Fomento Angola visando dinamizar o mercado com reflexões referentes aos serviços e actividades sobre o mercado de capitais, bem como estimular a inovação através da partilha de reflexões para o desenvolvimento contínuo do sector financeiro.
