Economia
Analistas antevêem aumento do custo de vida com a subida do preço do gasóleo
O economista José Macuva antevê o aumento do custo de vida no país, com a subida do preço de diversos bens no mercado, que tem uma incidência no sector dos transportes, por conta da alteração do preço do gasóleo, que passou a 300 kwanzas.
O economista defendeu a liberalização do processo de produção e distribuição do petróleo, quebrando o monopólio que faz com que o preço de produção fique mais caro ainda.
Para o politólogo David Sambongo, esta subida terá impacto nefasto na vida dos cidadãos, pelo facto de o gasóleo ter uma incidência enorme no sector dos transportes.
David Sambongo sustentou a sua afirmação pelo facto de toda a cadeia de produção no país estar atrelada aos combustíveis.
O também autor do livro Recursos Naturais e Segurança Nacional: Análise geoestratégica sobre a influência do petróleo no desfecho do conflito civil angolano 1999-2002, antevê um enfraquecimento do tecido social, e apela ao governo a repensar sobre esta subida pelo facto de na sua visão não ser o momento adequado.
O litro do gasóleo passou a custar 300 kwanzas a partir desta segunda-feira, 24, igualando-se assim nesta altura ao preço da gasolina.
O Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, afecto ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, avança em comunicado que a medida surge no âmbito do processo de ajustamento gradual dos preços dos produtos derivados do petróleo.
O último ajuste no preço do gasóleo aconteceu em Abril de 2024, quando passou para 200 Kwanzas.
