Ligar-se a nós

Mundo

Alemanha realiza eleições antecipadas em Fevereiro de 2025

Publicado

em

O Parlamento da Alemanha chumbou esta segunda-feira, 16, a moção de confiança ao chanceler Olaf Scholz. Tal rejeição vai levar à consequente dissolução parlamentar e eleições antecipadas, já agendadas para 23 de Fevereiro de 2025.

Olaf Scholz havia pedido um “voto de confiança a todos os eleitores” num discurso no Bundestag, parlamento alemão, antes de os deputados decidirem o futuro do actual governo minoritário.

Scholz sublinhou que “antecipar as eleições” é também o seu objectivo para que os cidadãos possam “definir o rumo político do país”. O líder do executivo alemão, começou por dizer que num discurso de meia hora que “a política não é um jogo” e “exige maturidade moral” num ataque a Christian Lindner.

Entretanto, os deputados alemães chumbaram hoje à tarde a moção de confiança solicitada, tendo como resultado 207 votos a favor, 394 votos contra e 116 abstenções. Scholz precisava do voto de pelo menos 367 deputados para que fosse aprovada a moção de confiança.

A demissão do ex-ministro das Finanças por Scholz precipitou o fim da ‘coligação-semáforo’ o que levou à actual crise política que o país atravessa.

“O ainda chanceler vai agora dirigir-se ao Palácio de Bellevue para propor ao Presidente que o Bundestag seja dissolvido. Frank-Walter Steinmeier tem 21 dias para o fazer e para convocar formalmente eleições, que deverão acontecer num prazo de 60 dias”, destaca a imprensa internacional.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD