Politica
Populares em Calumbo manifestam-se contra exoneração do administrador
Mais de cinquenta cidadãos na comuna de Calumbo saíram à rua, nas primeiras horas deste último sábado, em protesto contra o recente despacho de Joana Lina, governadora de Luanda, que dentre vários administradores, exonerou também Bunga Filipe, até então administrador de Calumbo.
Segundo os populares, as razões da manifestação prendem-se com a confiança estabelecida entre os populares e o administrador exonerado. Dizem os mesmos, que Bunga Filipe é, dentre os vários que passaram por aquela comuna, o único que não dedicou-se à venda de terrenos para enriquecimento ilícito.
“Os administradores que passaram por aqui em Calumbo foram todos gatunos. Enriqueceram-se todos a custa da venda ilegal de terrenos”, disse, Filomena Maria, uma das manifestantes.
Apontado como um Administrador de “boas intenções”, a exoneração de Bunga Filipe, ao cargo de administrador da comuna de Calumbo, para além de insatisfações, causou revolta aos cidadãos moradores naquela comuna, com alguns, durante a manifestação realizada neste sábado, a prometerem “boicotar” a governação do próximo administrador, que ainda não foi apresentado aos populares.
“Ou a governadora nos trás de volta o nosso administrador, Bunga Filipe, ou então vamos continuar a nos manifestar. Não queremos mais administradores gatunos, comerciantes de terreno”, desabafaram.
Nomeado no princípio do ano passado, Bunga Filipe ficou pouco mais de ano no cargo de administrador.