Connect with us

Politica

Tribunal de Comarca de Benguela absolve jornalista processado por Rui Falcão

António Sacuvaia

Published

on

O jornalista Francisco Rasgado, director e fundador do jornal Chela Press, foi, nesta segunda-feira, 03, absolvido pelo Tribunal de Comarca de Benguela, pelos crimes de injúria, num processo movido pelo ex-governador de Benguela, agora actual Secretário para Informação do MPLA, Rui Falcão.

A absolvição de Francisco Rasgado acontece num dia em que o mundo assinala o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Em reacção, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos considerou a decisão do Tribunal de Comarca de Benguela como sendo o mais sensato, a julgar pelos elementos de provas apresentados pelo jornalista, director e fundador do jornal Chela Press.

Em entrevista ao Correio da Kianda, Teixeira Cândido afirma que as acções movidas por políticos e empresários visam, sobretudo, inibir profissionais do ramo. O sindicalista defende que as punições dos profissionais de comunicação sejam tratadas na área cível.

“A criminalização da actividade jornalística inibe sempre. E não é por acaso que o sindicato tem estado a defender. Só que, infelizmente, mesmo dentro da própria classe, há uma incompreensão sobre o que significa isto”, disse, acrescentando que os delitos de jornalistas no exercício da sua profissão devem deixar de ser considerados como crimes, referindo-se a países como Estados Unidos, a África do Sul o Gana e a vizinha Namíbia, países que adoptaram a sanção de jornalista em caso de infracção, com penas que são convertidas em multas.

“Como é que um jornalista faz uma matéria, que poderia ajudar ou que pode ajudar ou pode contribuir na gestão correcta da coisa pública é detido porque o juiz entendeu, porque supostamente há uma queixa, e afinal depois, chega-se a confirmar que o jornalista tem razão?”, questiona-se.

Francisco Rasgado, jornalista, director e fundador do jornal Chela Press, foi processado por Rui Falcão depois de ter assinado, no ano passado, um artigo denunciando alegados actos de corrupção, gestão danosa e desvio de meios públicos ligados ao governo de Benguela, liderado até ao mês passado por Rui Falcão.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (24)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (19)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD