Ligar-se a nós

Politica

Transmissão em directo da convenção do BD apontada como motivo de adiamento da votação

Publicado

em

Fonte bem posicionada do partido Bloco Democrático disse, à Rádio Correio da Kianda, que a eleição do Presidente do Conselho de Jurisdição não aconteceu, no dia 31 de Agosto, último dia do conclave, tal como estava previsto, por alegados desentendimentos entre os apoiantes de quatro listas de candidaturas e, para evitar que a situação fosse manchete, entendeu-se adiar a eleição para o dia 7 de Setembro.

Competências do Conselho de Jurisdição do BD

Segundo precisou a fonte, o presidente do Conselho de Jurisdição tem competências de destituir qualquer órgão do partido, desde Presidente, Vice Presidente e Secretário Geral. Vale inferir que tem responsabilidades da estrutura e funcionamento do partido, a fim de garantir que o partido siga seus estatutos e regulamentos internos.

O órgão que temos vindo a citar, assegura a manutenção da ordem e da disciplina partidária, supervisiona a atuação dos membros e órgãos do partido, garantindo que actuem de acordo com os princípios e objectivos do Bloco Democrático.

Por isso, o presidente cessante e candidato a sua sucessão, Filomeno Vieira Lopes, lidera uma das listas deste órgão. A fonte assegura que, sem garantias daquele órgão, o poder do Presidente é efémero, porque pode ser destituído a qualquer momento.

Lembrar que votação do Secretário Geral do BD teve início às 21h do dia 31 de Agosto, só terminou às 6h do dia 1 de Setembro, para dizer que a disputa foi renhida e, fala-se em muitos interesses em jogo, que teriam resultado numa crispação entre a continuidade e a renovação.

Essa foi a razão que levou o partido  a adiar a votação dos outros órgãos, fora dos holofotes da imprensa. Não obstante a isso, o discurso de encerramento da Convenção foi feito antes do início da votação, como forma a livrar-se da imprensa.

Vale frisar que a Rádio Correio da Kianda transmitiu em directo, das 17h até perto das 21 horas, ou seja, até ao discurso do político Filomeno Vieira Lopes.

Américo Vaz pode vencer a Vice-Presidência

O jovem político Américo de Jesus Vaz, que concorre a vice-presidência, é apontado de estar em vantagens na corrida, em relação ao seu oponente, o professor universitário, Nelson Pestana Bona Vena.

Há dados fiáveis que muitos militantes que pensavam na continuidade de Bonavena mudaram de opinião durante os debates que ocorreram nos dias 29 e 30 de Agosto, e encaram Américo Vaz como uma mais valia para aquele cargo, pelo que, estará próximo de assegurar o lugar.

Única candidatura de Filomeno Vieira Lopes

Embora os discursos oficiais assegurem que não houve coerção da direcção para limitar candidatos à liderança do partido, alguns militantes afirmaram que, numa disputa com outros candidatos, “teria perdido a favor do seu concorrente, tendo em vista os pontos negativos que marcaram o seu último mandato”, asseguraram.

Eleição do Presidente, Vice presidente e Presidente do Conselho de Jurisdição

A fonte que temos vindo a citar, afirmou que agenda da V Convenção Ordinária sofreu alteração. A votação dos três órgãos terá lugar no dia 7, ao contrário do dia 13, os militantes, poderão juntar-se nas sedes provinciais onde irão exercer o direito de votos, cujo processo está a ser conduzido por um órgão eleitoral independente.

Em Luanda, a votação poderá ocorrer numa unidade hoteleira com a cobertura da imprensa.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD