Sociedade
Sindicato considera problemas de titularidade do Novo Jornal “ataque ao pluralismo”
O Sindicato dos Jornalistas Angolanos mostra-se preocupado com os problemas de titularidade do Novo Jornal, que opõe os empresários Emanuel Madaleno e Álvaro Sobrinho.
Numa nota difundida esta terça-feira, 26, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos diz-se “preocupado com o ambiente do diferendo judicial sobre a titularidade do semanário”.
“Sem qualquer pretensão de intromissão na questão judicial, a preocupação do SJA assenta na possibilidade deste ambiente inibir a liberdade dos jornalistas e a independência do próprio jornal, o que seria, em última instância, um ataque ao jornalismo plural, sem o qual não se pode falar em Liberdade de Imprensa”, lê-se na nota assinada pelo Secretário Geral.
O sindicato lamenta a situação em que se encontra o jornal, lembrando que “o país ainda não se curou do desaparecimento dos diversos jornais privados, adquiridos e encerrados, inexplicavelmente, e a possibilidade dos jornalistas do Novo Jornal ficarem afectados na sua liberdade e independência é, a todos os títulos, um prejuízo para a nossa liberdade”.
