Economia
Siderurgia do Cuchi arranca em 60 dias

O Director de Produção da Sociedade Siderúrgica do Cuchi, Wilson Reis, avançou que a montagem da unidade está em 95%, sendo que “a covid-19 atrapalhou algumas tarefas como o envio de angolanos ao Brasil para aprenderem a arte da fundição e ou trazer especialistas brasileiros para Angola”.
Ultrapassada a fase pandémica da covid-19, continuou, “a siderurgia pode entrar em funcionamento após 60 dias. Aqui, o ferro que sai do Cutato, com um teor médio de 60%, será fundido e elevada a sua qualidade para 90%”, explicou, num comunicado ao qual o Correio da Kianda teve acesso.
Domingos Kambiete, natural de Matala, Huíla, trabalha há 4 anos na obra de montagem da siderurgia do Cuchi que vai transformar o minério extraído do Cutato, 60 km, em ferro-gusa. O jovem soldador de 37 anos diz que quando lhe falaram da existência do projecto saiu da Matala, sua terra natal, para procurar trabalho no Cuchi.
“Já vim com experiência de trabalho. Fiz um teste e fui admitido”, conta, acrescentando que está “a dar o meu contributo para que a empresa inicie e chame outros jovens para engrandecermos o país”.