África
Presidente da União Africana nomeia PR do Burundi como enviado especial para o Sahel
O Presidente da República do Burundi e Campeão da União Africana para a Juventude, a Paz e a Segurança, Evariste Ndayishimiye, foi nomeado pelo Presidente da UA, João Lourenço, como seu Enviado Especial para a região do Sahel.
A partir desta nomeação, lê-se no comunicado da Presidência angolana, Ndayishimiye “passa a liderar o apoio diplomático e os esforços combinados de alto nível da União Africana para enfrentar os desafios humanitários e de segurança predominantes” naquela região.
“O mandato do Enviado Especial abrange a intensificação dos compromissos com as autoridades governamentais, líderes de opinião, actores e organizações regionais, sociedade civil e todas as partes interessadas relevantes para fomentar o diálogo, construir consenso e promover estratégias abrangentes para a paz e estabilidade duradouras na região do Sahel”, ressalta a nota a que o Correio da Kianda teve acesso.
A região do Sahel fica localizada entre o norte árido do Sahara e as savanas mais férteis ao sul, abrangendo o Senegal, a Gâmbia, a Mauritânia, a Guiné, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, o Chade, o Camarões e a Nigéria.
A região enfrenta uma combinação crítica de problemas interligados, dentre eles, Golpes de Estado e instabilidade política, crise humanitária, mudanças climáticas e desertificação, tráfico ilícito e crime organizado, que ameaçam a estabilidade e desenvolvimento de vários países africanos.
A indicação de Ndayishimiye, deve-se, prossegue a nota, pelo mesmo ter “uma experiência política muito rica e credenciais impecáveis de compromisso resoluto com o pan-africanismo, integração regional e cooperação”.
Recordar que recentemente, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, efectuou um périplo de cinco dias pelos países daquela região, tendo início em Dakar, capital do Senegal, e término hoje, após visita a capital Niamey, no Níger, tendo sido igualmente recebido pelas lideranças do Mali e Burkina Faso.
