Economia
Operação Natal identifica mais de 700 infracções comerciais
A Operação Natal 2023, que visa prevenir fraudes e sancionar os prevaricadores da actividade comercial em Angola, permitiu identificar, até ao momento, 733 infracções nas províncias de Luanda, Bengo, Cuanza Norte e Benguela.
A acção da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) iniciada a 15 de Novembro deste ano possibilitou, igualmente, inspeccionar 360 estabelecimentos comerciais, em quase 30 dias.
Entre as infracções identificadas, o destaque recai para a especulação de preços de produtos como o leite Gulkis, coxa de frango, óleo alimentar e feijão preto.
A ANIESA esclarece, no entanto, que nem toda alteração de preços concorre para especulação, pois existe, em Angola, os regimes de preços fixados, vigiados e livres.
O preço fixo é aquele que é limitado aos bens e serviços de grande impacto social, como o petróleo iluminante, água canalizada, energia eléctrica e tarifas de transporte público colectivo urbano de passageiros.
Enquanto o regime de preços vigiados abrange produtos e serviços ligados à cesta básica, como açúcar, arroz, carne, peixe, farinha de trigo, feijão, fuba de milho e fuba de bombó, leite, massa alimentar, óleo alimentar, óleo de palma, sabão em barra, sal, batata, batata-doce, tomate, cebola, cenoura, pimento, repolho, alho, alface, mandioca, pão, banana, banana pão, laranja, entre outros bens.