Bastidores
Mais um governante é exonerado quando se encontrava de férias

O Presidente da Republica, Joao Lourenço, exonerou na noite desta terça-feira (21), o Governador do Cunene, Virgilio Tyova. A medida pegou de surpresa o governante, que se encontrava em consultas medicas em Cuba, conta uma fonte do Correio da Kianda.
A fonte que temos vindo a citar, avança que o motivo da exoneração de Virgilio Tyova, é para estar disponível para colaborar com a justiça em processos em que pode a vir a ser constituído arguido.
Segundo o despacho presidencial, Virgílio da Ressureição Adriano Tyova, foi substituído no cargo por Sérgio Leonardo Vaz, que até à data da sua nomeação exerceu a funçao de deputado na Assembleia Nacional.
Exonerações sem aviso prévio, tornou-se numa cultura na governação do presidente Joao Lourenço, desde que assumiu as funções, em Setembro de 2017. Em Novembro passado, o jurista Aguinaldo Jaime soube do seu afastamento do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros- ARSEG pelas redes sociais. Um outro membro do executivo, antiga Ministra da Acção social e Família, Victória da Conceição, tentou suicidar-se depois de ter sido exonerada do cargo sem aviso prévio.