Mundo
“Israel pode enfrentar sozinho Hamas”, responde Netanyahu à Joe Biden
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, publicou nas redes sociais um vídeo seu considerado como uma resposta velada ao presidente norte-americano, Joe Biden, em que sublinha que, se for preciso, Israel enfrentará sozinho o movimento islamita palestiniano Hamas.
O discurso de há alguns dias de Netanyahu foi hoje divulgado nas redes sociais, depois de a Casa Branca ter anunciado que existem alguns obstáculos para os Estados Unidos continuarem a fornecer armamento a Israel após a invasão da cidade de Rafah, situada no extremo sul da Faixa de Gaza, onde estão concentradas cerca de 1,2 milhões de pessoas (metade da população daquele território palestiniano), deslocadas devido à ofensiva militar israelita contra o Hamas.
“Digo aos líderes do mundo que nenhuma pressão, nenhuma decisão em qualquer fórum internacional impedirá Israel de se defender (…). Se Israel se vir obrigado a permanecer sozinho, Israel continuará sozinho”, declarou Netanyahu no discurso proferido no Dia do Holocausto, numa cerimónia em Jerusalém.
“Inúmeras pessoas decentes em todo o mundo apoiam a nossa justa causa (…). Derrotaremos os nossos inimigos genocídias”, afirmou o primeiro-ministro israelita.
Na sequência do anúncio da Casa Branca, alguns responsáveis israelitas, como o representante junto das Nações Unidas, Gilad Erdan, manifestaram o seu desapontamento pelo facto de tal “dar esperança” aos “inimigos de Israel”.