Ligar-se a nós

Mundo

Israel expande operações terrestres para o Sul da Faixa de Gaza

Publicado

em

O chefe do Estado-Maior do Exército israelita, tenente-general Herzi Halevi, indicou hoje que as suas forças estão a expandir as operações para o Sul da Faixa de Gaza, zona onde as tropas terrestres não tinham até agora entrado.

Nas últimas horas, surgiram nas redes sociais informações e imagens não verificadas mostrando tanques israelitas envolvidos em combates no sul de Gaza e no norte de Khan Yunis.

Na sua conferência de imprensa diária, o porta-voz do Exército israelita, o contra-almirante Daniel Hagari, confirmou que o Exército está a estender a sua ofensiva terrestre a “todas as áreas da Faixa” de Gaza.

Desde o fim da trégua humanitária de uma semana, na sexta-feira, o Exército israelita intensificou os bombardeamentos às zonas centro e sul do enclave, áreas onde se espera que as tropas terrestres concentrem as suas operações nos próximos dias, depois de terem tomado o controlo da maior parte da área norte do enclave, incluindo a cidade de Gaza, no âmbito da ofensiva terrestre iniciada a 27 de outubro.

Acrescentou ainda que esta ofensiva será tão forte como a do norte, e que “os comandantes do Hamas se confrontarão com o Exército israelita em todo o lado”.

De acordo com analistas e comunicação social, as operações israelitas no sul da Faixa de Gaza deverão ser mais precisas e delimitadas, em parte devido à grande presença de população civil palestiniana deslocada do norte.

O porta-voz do Exército israelita em língua árabe, Avichay Adraee, pediu hoje aos residentes de seis bairros de Khan Yunis para os abandonarem e se dirigirem para outras zonas do enclave.

O ex-dirigente da Mossad Yossi Cohen confirmou hoje que a ação militar na zona sul da Faixa de Gaza será mais difícil devido à elevada concentração de civis, cuja retirada “será muito mais complicada”.

Nos últimos dias, após nova visita a Israel, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, quis saber mais pormenores sobre os planos militares de Israel no sul de Gaza e pediu ao país para proteger ao máximo a vida dos civis nesta fase da guerra.

A 07 de Outubro, combatentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) — desde 2007 no poder na Faixa de Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel — realizaram em território israelita um ataque de proporções sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948, fazendo mais de 1.200 mortos, na maioria civis, 5.000 feridos e cerca de 240 reféns.

Com agências internacionais 

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD