Politica
Futuro do Bloco Democrático na FPU depende do desfecho do XIV Congresso da UNITA, diz analista

O Bloco Democrático vive um momento decisivo e a sua permanência na Frente Patriótica Unida (FPU) só ficará clara depois do décimo quarto congresso da UNITA, previsto para os dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2025, em Luanda. A afirmação foi feita à Rádio Correio da Kianda, pelo cientista político, Eurico Gonçalves.
Segundo o analista, o BD tem apenas duas opções viáveis: concorrer sozinho nas eleições ou integrar-se numa coligação. No entanto, sublinhou que a segunda hipótese só será possível caso a FPU se transforme numa coligação de facto, com regras claras e compromissos firmados.
Recordar que decorreu este domingo, 07, a eleição do presidente e vice-presidente do Bloco Democrático, tendo sido eleitos para os cargos, Filomeno Vieira Lopes e Bonavena, respectivamente.
Diferente de outros processos partidários, a votação envolveu militantes de todo o país e não apenas delegados, o que, segundo a comissão eleitoral, reforça a legitimidade da escolha.
O porta-voz do processo e Coordenador da V Convenção Ordinária do Bloco Democrático, Zeferino Kuvingua sublinhou que a votação decorreu de forma organizada, com grande mobilização e participação activa dos militantes.
Para além da revisão estatutária, o conclave da UNITA terá ainda como pontos fortes a definição da linha política, a aprovação da estratégia e dos objectivos do partido, a apreciação dos relatórios dos órgãos e, sobretudo, a eleição do próximo presidente do maior partido na oposição e da Comissão Política.