Economia
Etiópia: BAD quer investir USD 500 milhões em novo mega aeroporto
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) concordou na segunda-feira, 11, em contribuir com 500 milhões de dólares para financiar a construção de um novo mega aeroporto na Etiópia.
Foi assinado um memorando em que o BAD passa a ser o principal mandatado para arrecadar até oito milhões de dólares.
O director comercial do Ethiopian Airlines Group, Lemma Yadecha, e o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, assinaram um acordo que designa a instituição financeira como organizador principal mandatado, nos esforços para arrecadar até 8 bilhões de dólares para a construção do referido aeródromo.
“Este aeroporto de classe mundial servirá como uma porta de entrada vital para o progresso e a prosperidade. Mais do que um centro de transporte, é um projeto transformador que posicionará a Etiópia entre os 20 principais centros de aviação do mundo até 2035”, disse o ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide.
Espera-se que o novo centro de viagens se torne o maior aeroporto da África. A empresa estatal Ethiopian Airlines garantiu que vai contribuir com 20% do financiamento total do projecto, prevendo-se atingir a cifra de 10 bilhões de dólares.
O Aeroporto Internacional Bole, em Adis Abeba, pode acomodar até 25 milhões de passageiros, mas agora está operando quase em sua capacidade.
As autoridades esperam que o futuro Aeroporto Internacional de Bishoftu dobre o fluxo de turistas do país e concorra com os rivais em Dubai, Casablanca e Joanesburgo.
O hub estará localizado a cerca de 40 quilômetros da capital e deve ser construído em duas fases. Primeiro deve alcançar a meta de 60 milhões de passageiros anuais, um número que deve subir para 110 milhões de passageiros quando atingir a sua plena capacidade. As obras de construção do aeroporto estão previstas para ser concluída em 2029.
