Sociedade
Especialistas debatem contributo da engenharia ambiental em encontro nacional
Vários especialistas das engenharias ambientais, entre nacionais e estrangeiros, vão discutir, nesta quinta-feira, 16, em Luanda, o contributo que esta área das engenharias tem dado para a transição energética no país.
Trata-se do terceiro Encontro Nacional de Engenharia Ambiental, e vai realizar-se no edifício Kilamba, em Luanda, com objectivo de olhar para vários assuntos ligados ao tema.
Para o primeiro tema do dia, ‘O contributo da engenharia ambiental para a transição energética’, estão convidados três prelectores, nomeadamente, a Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Resíduos afecto ao Ministério do Ambiente, Nelma Caetano, a CEO da Tchossa Academic, Alda Manuel e o mestre em georrecursos, Carmo Amândio.
O segundo painel vai trazer experiências internacionais para o contributo da engenharia ambiental.
Renata Oliveira, mestre em engenharia química, vem da República Federativa do Brasil para partilhar o painel com Ricardo Campos, de Portugal e Elijah Bakari da Guiné-Equatorial.
Às instituições de ensino está reservado um painel. A mesa redonda sobre o ensino da engenharia ambiental em Angola vai juntar o decano da Faculdade de Engenharia da Universidade Metodista de Angola (UMA), António Bindanda e os ex decanos nas universidades Independente de Angola e Católica de Angola, Francisco Jacob e José Fazenda, respectivamente.
No mesmo dia, estão igualmente previstos lançamento de dois projectos ligados as engenharias ambientais.
O ‘Uso das tecnologias ambientais para monitorização das emissões’ será apresentado pelo professor universitário Evanilton Pires, e a produção de energia eléctrica a partir de resíduos sólidos urbanos, com o docente Tommaso de Pippo.