Economia
“Dinamização da agricultura passa pela formação dos camponeses”, diz agrónomo
“A dinamização da produção agrícola em Angola passa pela formação dos camponeses em matérias ligadas a actividade, para que possam equacionar correctamente as culturas”.
A afirmação é do engenheiro agrónomo Adérito Costa, que sustenta que a gestão do projecto agrário deve observar todos os processos, nomeadamente, a produção, escoamento, armazenamento, custo e retorno.
O também empresário do ramo da agricultura, sublinha que a falta de conhecimento por parte de alguns cidadãos, tem contribuído para o fracasso das políticas viradas ao sector.
Adérito Costa, falava esta quinta-feira, 11, durante o programa Capital Central, desta casa de rádio, que abordou os desafios e perspectivas da próxima campanha agrícola.
Já o especialista para o desenvolvimento local, Silvano Leví, defende a desburocratização dos processos relacionados a produção agrícola e a potencialização das famílias camponesas.
Para o economista José Ambrósio, o fomento a produção nacional deve constituir o mote das autoridades angolanas, para impulsionar a economia e a consequente autossuficiência alimentar que se pretende no país.