Connect with us

Economia

AIPEX assina contratos avaliados em mais de USD 330 milhões

Published

on

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) assinou, quarta-feira, em Luanda, cinco contratos de projectos, avaliados em 330,8 milhões de dólares, para o sector produtivo, que prevê garantir 3.496 postos de trabalhos, dos quais 94 por cento direccionados para nacionais.

Os projectos rubricados pelo presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Arlindo Ngueva Narciso Chagas Rangel, e pelos representantes das empresas mentoras, estão direccionados nos domínios da Construção Civil e Obras públicas, Agricultura, Indústria e da Prestação de Serviço, bem como Manutenção e Exploração comercial do terminal polivalente do Porto do Lobito.

Conforme o Correio da Kianda publicou anteriormente, de 2018 a Fevereiro de 2023, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) registou 581 projectos, num valor total de investimento de 11 669,89 USD mil milhões.

Os Estados Unidos da América lideram a lista dos dez maiores investidores na AIPEX, com 3502 milhões de dólares investidos entre 2018 e Fevereiro de 2023, seguido da África do Sul, com USD 678 milhões e em terceiro lugar, a Polónia, com 652 milhões.

A AIPEX – Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola tem como objectivo a promoção das exportações, captação de investimento privado, registo de propostas de investimento, apoio institucional e acompanhamento da execução dos projectos de investimento e internacionalização das empresas angolanas.