África
SADC envia delegação de anciãos para “apurar factos” em Madagáscar
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) anunciou nesta quarta-feira, 15, o envio de uma delegação de anciãos a Madagáscar numa missão de apuramento de factos e para facilitar um ambiente propício ao diálogo.
“Estamos a envidar esforços destinados a facilitar o rápido restabelecimento da ordem em Madagáscar e a resolução da crise nesse país. Estamos prontos para trabalhar em estreita colaboração com as autoridades nacionais e os parceiros regionais para facilitar o diálogo e apoiar os esforços destinados a restaurar a normalidade institucional e a coesão nacional”, lê-se no comunicado da organização.
Desde a fuga do Presidente e posterior anúncio de destituição de Andry Rajoelina, que vem sendo levantada a preocupação sobre quem assumiria a liderança da SADC, já que o Madagáscar lidera a organização até Agosto de 2026.
Na terça-feira, 14, o coronel Michael Randrianirina anunciou a criação de uma unidade militar de elite, e que as forças armadas estavam a assumir o controlo do país.
Após uma escalada dramática da crise política, a declaração seguiu uma votação parlamentar para o impeachment do presidente Rajoelina, que fugiu do país em meio a uma crescente rebelião dentro das forças armadas.
Na tarde de hoje, a imprensa internacional chegou a anunciar que Madagáscar havia sido suspenso da liderança da SADC, informação esta ainda não confirmada oficialmente pela instituição.
Pelo menos cem pessoas perderam a vida desde o início dos protestos no sábado.
“A SADC expressa o seu profundo pesar pela perda de vidas humanas, feridos e pela destruição de bens resultantes das recentes manifestações, e endereça as suas condolências às famílias enlutadas neste processo. Estes incidentes trágicos comprometem os valores fundamentais da paz, da unidade e da democracia que constituem a base da nossa visão regional”, diz a nota assinada pelo Presidente em exercício do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC e Presidente da República do Malawi, Professor Doutor Arthur Peter Mutharika, Professor Doutor Arthur Peter Mutharika.

Pingback: União Africana envia delegação de alto nível à República de Madagáscar - Correio da Kianda - Notícias de Angola
Pingback: Governo da Troika da SADC apela ao diálogo para resolução da crise em Madagáscar - Correio da Kianda - Notícias de Angola