Politica
Conselho de Honra do MPLA informado em primeira-mão sobre condecoração dos signatários do Acordo de Alvor
O Presidente João Lourenço deu a conhecer esta terça-feira, 14, aos Membros do Conselho de Honra do MPLA, sobre a pretensão de condecorar no âmbito dos 50 anos de independência nacional, os signatários do Acordo de Alvor, durante uma reunião com aquele órgão realizada na sede do partido, em Luanda.
De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, os “quadros de elite do partido dos Camaradas” foram os primeiros a tomar conhecimento de que Jonas Malheiro Savimbi, Álvaro Holden Roberto e António Agostinho Neto, seriam condecorados.
Importa referir que o Presidente da República, João Lourenço, anunciou hoje, 15, durante o discurso sobre o Estado da Nação, que o Estado angolano vai condecorar os três protagonistas do Acordo de Alvor, documento histórico que abriu caminho para a Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.
De acordo com o Chefe de Estado, a decisão pretende reconhecer o contributo determinante dos líderes dos movimentos de libertação que participaram nas negociações que puseram fim ao domínio colonial português e consolidaram o nascimento da República de Angola.
“Chegou o momento de honrarmos a memória dos que, com coragem e visão patriótica, assinaram o Acordo de Alvor e tornaram possível o nosso 11 de Novembro”, declarou João Lourenço.
As distinções serão entregues no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência, marcando um dos momentos simbólicos mais fortes das comemorações.
