Sociedade
Detido efectivo do SIC que ameaçou explodir granada na mesquita
Foi detido esta segunda-feira, 24, pelo Serviço de Investigação Criminal, mediante denúncia e em coordenação operativa com a PNA, um efectivo do SIC, colocado na Direcção de Medicina legal, como auxiliar na Morge Central.
O agente de terceira classe foi detido por factos que se configuram como crime e por violação grave das normas de conduta, consubstanciado em ameaças com um engenho explosivo do tipo granada de mão, aos fiéis de uma mesquita localizada no Mártires do Kifangondo.
De acordo com o porta-voz do SIC-Geral, a detenção do efectivo resultou da contenda entre os fiéis que professam a religião islâmica naquela comunidade, da qual este professa e faz parte como membro.
Manuel Halaiwa disse que o desentendimento, levou o acusado, a buscar em sua casa, nas proximidades, uma granada de mão e um colecte não orgânico com inscrições SIC, obtidos de forma ilícita.
Diante da gravidade dos factos, o efectivo, agente de 3ª Classe, recentemente enquadrado, no último curso da Damba, recebeu ordem de Detenção e será presente ao Ministério Público para ulteriores procedimentos legais.
