Politica
Cimeira da UA apela regresso ao diálogo entre Kinshasa e Kigali
O Presidente da República e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral – SADC, João Lourenço, reuniu esta sexta-feira com os presidentes da RDC e do Ruanda, Félix Tshisekedi e Paul Kagame, respectivamente, na conjugação de esforços com vista ao estabelecimento de um novo cessar-fogo no Leste da República Democrática do Congo.
O encontro teve lugar em Adis Abeba e foi dirigido pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação em África.
A questão do conflito na RDC, que faz fronteira com Angola, foi o ponto fundamental da reunião dedicada exclusivamente à explosiva situação de segurança naquele Estado, “onde o exército nacional e as forças opositoras do M-23 se envolvem em duros combates nos últimos tempos, avançaram fontes oficiais.
Trata-se de mais uma acção diplomática de Angola. A situação de segurança na República Democrática do Congo voltou a merecer uma discussão de alto nível, desta feita na sede da União Africana, em Adis Abeba, um dia antes da abertura da 37.ª Conferência Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização continental.
