Economia
BFA aliena 29% das suas acções em oferta pública de venda
O maior banco comercial angolano vai vender 29,75% das suas acções em Oferta Pública de Venda (OPV) nesta sexta-feira, 05, possibilitando, desta forma, a entrada de novos investidores, entre particulares e institucionais.
Trata-se de uma oportunidade de adquirir acções da instituição financeira, no quadro do Programa de Privatizações do Governo de Angola (PROPRIV) e visa reforçar a transparência, a eficiência e a competitividade do BFA, enquanto promove uma maior dispersão accionista e democratiza o acesso ao mercado bolsista.
Assim, a OPV corresponde à venda de 4.462.500 acções ordinárias, escriturais e nominativas do BFA, que representam 29,75% do capital social e dos direitos de voto.
O valor nominal é de 6.000 kwanzas, mas o preço final será definido em Bolsa, dentro de um intervalo entre 41.500 e 49.500 kwanzas por acção, em função da procura.
A OPV reserva ainda 2% do capital para trabalhadores e membros dos órgãos sociais do banco, sendo que os dois oferentes são, a Unitel, que irá alienar 15% da sua participação, e o BPI, que venderá 14,75%.
No caso da Unitel, trata-se de uma oferta enquadrada no Programa de Privatizações do Governo.
