Sociedade
Ambientalista pede acção preventiva face aos riscos da época chuvosa
O ambientalista Rafael Lucas alertou para os impactos ambientais nas zonas urbanas provocados pelo início das chuvas.
Inundações, erosão de solos e proliferação de doenças provocadas pelas águas paradas contaminadas são alguns dos riscos apontados pelo ambientalista.
Em relação ao descarte inadequado do lixo no período chuvoso, Rafael Lucas disse que este é o responsável pela obstrução dos canais de drenagem e pela contaminação generalizada das águas e solos. O especialista apontou para a gravidade da situação e apontou como um sério problema de saúde pública.
Por último, mas não menos importante, o ambientalista sugere às administrações municipais que adoptem um conjunto de acções preventivas, incluindo a criação de plano de emergência para lidar com fenómenos naturais.
Importa referir que, mais de 40 pessoas ficaram desalojadas, em consequência da destruição total de dez residências, no município de Xá-cassau, província da Lunda-Norte, por conta das chuvas que se abateram recentemente na circunscrição.
Segundo a administradora municipal, Esmeralda Maximata, citada pela Angop, a Administração, em parceria com outras entidades, está a mobilizar recursos, como chapas de zinco, para prestar apoio aos afectados.
No total, 41 pessoas ficaram sem abrigo naquela localidade Lunda-Norte.