Economia
“Concessão de lotes é passo significativo no combate à fome”, diz agrónomo
O agrónomo Adérito Costa disse à Rádio Correio da Kianda, que a entrega de lotes e a concessão de financiamentos para aquisição de máquinas para mecanização agrícola, é um passo significativo contra a fome e a pobreza em Angola.
A medida foi anunciada pelo ministro da Agricultura e Florestas, Issac dos Anjos, por ocasião da abertura do Ano Agrícola 2025/2026, esta sexta-feira, na província do Moxico, sob o lema: “Reconversão dos sistemas agro-alimentares e alimentares, como garantia do aumento de rendimento e alcance da segurança alimentar e nutricional”.
Para estabilidade no processo de combate à fome e busca da auto-suficiência alimentar em Angola, o engenheiro agrónomo disse que esta iniciativa deve estender-se para outras campanhas agrícolas.
Adérito Costa alertou ainda para a necessidade de melhorar o escoamento de produtos agrícolas, bem como a melhoria das vias de acesso para os campos de produção.
Para esta questão, o especialista considera que a falta de união dos produtores tem dificultado mais ainda o alcance de solução desta dificuldade, disse.
