Ligar-se a nós

Politica

Tribunal adia julgamento do general Kopelipa

Publicado

em

Os generais Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento “Dino” viram esta terça-feira, 10, o julgamento a ser adiado pelo Tribunal Supremo.

Kopelipa e Dino estão a ser acusados em sete crimes de lesão pátria, no exercício de funções de Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, entre os quais, peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influência.
 
Sabe o Correio da Kianda, que o julgamento de um dos casos mais mediáticos da justiça angolana, que envolve os Generais Kopelipa e Dino, no processo Nº38/2022, foi adiado para 10 de Março de 2025.

O adiamento foi comunicado pelo juiz relator do processo, Veneranda Juíza Conselheira, Dra. Anabela Valente que tem como adjuntos os Venerandos juízes conselheiros Dr. Martinho Nunes e Inácio Paixão.

De acordo com a Veneranda Juíza, o adiamento deveu-se a uma omissão que a lei impõe. Ou seja, há um procedimento legal, entretanto não divulgado, que não foi observado na tramitação processual.

O processo conta com mais de duas mil páginas, 38 declarantes e testemunhas.

O Ministério Público é representado pelo Dr. Lucas Ramos ao passo que a defesa é composta pelos advogados Bangula Kemba, Benja Satula e Amaral Gourgel.

Actualizada às 13:30

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD